Boto, Sandra. 2008. ‘Apontamentos sobre problemas de edição do Romanceiro’. Nau Literária 4 (1): 1–17.
———. 2011. ‘D. Francisco Manuel de Melo como fonte do “Romanceiro” de Garrett ou o aproveitamento romântico da poesia barroca’. In Lusofonia: Tempo de Reciprocidades. Actas do IX Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas, edited by Helena Rebelo, II:497–509. Porto: Edições Afrontamento.
———. 2014. ‘“Os Príncipes dos Poetas”: Teorização nos Comentários de Fernando de Herrera e de Faria e Sousa’. In La lengua portuguesa, edited by Ángel Marcos de Dios, I-Estudios sobre literatura y cultura de expresión portuguesa:381–96. Salamanca: Universidad de Salamanca.
———. 2015. ‘Almeida Garrett e o romanceiro antigo’. In
Miscelánea de estudios sobre el Romancero. Homenaje a Giuseppe Di Stefano, edited by Pere Ferré, Pedro Manuel Piñero Ramírez, and Ana Valenciano, 95–118. Sevilla: Editorial Universidad de Sevilla / CIAC.
https://estudogeral.sib.uc.pt/handle/10316/45314.
———. 2018. ‘Nos vértices do triângulo: Carolina Michaelis de Vasconcellos, Ramón Menéndez Pidal e María Goyri através da correspondência’. In
Mulheres em rede / Mujeres en red. Convergências Lusófonas, edited by Dimitri Almeida, Vanda Anastácio, and María Dolores Martos Pérez, 241–73. Berlin: Lit-Verlag.
https://www.academia.edu/36140056/_Nos_v%C3%A9rtices_do_tri%C3%A2ngulo_Carolina_Michaelis_de_Vasconcellos_Ram%C3%B3n_Men%C3%A9ndez_Pidal_e_Mar%C3%ADa_Goyri_atrav%C3%A9s_da_correspond%C3%AAncia.
———. 2019. ‘Os nacionalismos ibéricos nos estudos sobre o romanceiro tradicional’. In
Perspetivas críticas sobre os estudos ibéricos, 153–73. Biblioteca di Rassegna iberistica 16. Venice: Edizioni Ca’Foscari.
https://edizionicafoscari.unive.it/libri/978-88-6969-324-3/.
Ferré, Pere, Sandra Boto, and Mirian Nogueira Tavares. 2014. ‘Projecto “O arquivo do romanceiro português da tradição moderna oral”’. In
Actas das VII Jornadas de Investigação do CIAC – 2014, edited by Sandra Boto, 978-989-8472-47–2. Faro: CIAC.
https://www.academia.edu/23997455/PROJETO_OARQUIVODOROMANCEIROPORTUGU%C3%8ASDATRADI%C3%87%C3%83OORALMODERNA.