A Cátedra de Estudos Ibéricos da Universidade de Évora, dirigida por Antonio Sáez Delgado, acolhe no dia 27 de setembro de 2023 o Colóquio Internacional ‘Tradução de Poesia na Península Ibérica no século XX’, organizado por Miguel F. Mochila (University of Puerto Rico).

Esta iniciativa pretende analisar a tradução de poesia entre os diversos sistemas literários ibéricos ao longo do século XX, assumindo-a como índice cultural particularmente significativo, por permitir, adotando uma perspetiva transnacional, observar aspetos, autores, textos e dinâmicas que os cânones nacionais habitualmente omitem.

Pretende-se, assim, abordar e analisar as traduções de poesia existentes entre as várias línguas peninsulares, identificando quem traduz, o que se traduz, porque se traduz e como se traduz.

Os interessados em assistir via zoom devem enviar um email para miguel.mochila@upr.edu.