Revista Diálogos, v. 26 n. 1 (2022)
Ana Bela Morais, Bruno Marques, Isabel Araújo Branco (Eds.)

Foi publicado, na revista Diálogos, do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (Paraná, Brasil) o dossié Imagens Interditas: censura e criação artística no espaço ibérico contemporâneo, coordenado por Ana Bela Morais, Bruno Marques e Isabel Araújo Branco.

Grande parte do século XX ibérico foi marcado pela censura imposta por regimes ditatoriais (em especial o Estado Novo e o Franquismo) que visavam todas as formas de expressão, principalmente a comunicação social, o cinema e a literatura. Em paralelo surgem fenómenos de resistência, seja abertamente, seja na clandestinidade, que desenvolveram movimentos como o neo-realismo em Portugal e o tremendismo em Espanha. Nesse país, após o fim da Guerra Civil, grande parte dos intelectuais emigraram, construindo, então, uma impressionante literatura de exílio, contando uma versão alternativa à História propagada pelo regime vencedor.

Este dossié pretende dar resposta a algumas das questões relativas a estes mecanismos censórios: Qual a diferença entre as imagens que passam diante dos nossos olhos e aquelas que o imaginário produz? Quais as mais poderosas e “subversivas”? O que justifica, nesse caso, a censura? As imagens em si, os seus propósitos ou os seus usos? São as imagens que são censuradas ou o que pensamos e fazemos depois com elas? A tensão entre visibilidade e invisibilidade, entre imagem vista e imagem imaginada, endereça-nos para as complexas relações entre literatura e artes visuais.

Este dossiê resulta do primeiro Congresso Internacional ‘Imagens Interditas. Cinema e literatura no espaço ibérico – séculos XX e XXI‘, que decorreu a 12, 13 e 14 de Abril de 2021, numa organização do CEComp – Centro de Estudos Comparatistas (Faculdade de Letras da Universidadede Lisboa), em colaboração com o IHA – Instituto de História da Arte (Universidade NOVA deLisboa) e o CHAM – Centro de Humanidades (Universidade NOVA de Lisboa, Universidade dos Açores).

Acesso ao site da revista.