Nos dias 23 e 24 de outubro realizar-se-á na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (sala B112B) o Seminário de investigação ‘Uma tal falta de literatura’ – Manifestações pós-literárias nos espaços ibéricos. Trata-se de uma colaboração entre o projeto DIIA – Diálogos Ibéricos e Ibero-Americanos do Centro de Estudos Comparatistas, e o projeto CALIBRAM (Literatura & Cia: Canon, mediación y branding en los sitemas post-literarios ibéricos).

O objectivo do seminário Uma tal falta de literatura é discutir e aprofundar os temas centrais do projecto CALIBRAM (sacralização, banalização e venalização, canon, branding, mediação, paisagem literária…), considerando as suas aplicações nos diversos espaços culturais ibéricos. Trata-se, afinal, de reflectir sobre as representações e reconfigurações dos sistemas (pós-)literários num mundo globalizado em que a oposição entre capital simbólico e capital económico se dissolve, e no qual a literatura é só mais uma das linguagens que interagem no universo transmedial em que vivemos.

Participarão no seminário os membros do projecto “CALIBRAM – Literatura & CIA: Canon, mediación y branding en los sistemas (pos)literarios ibéricos (ss. XX-XXI)”, assim como membros convidados dos projectos “ESCORE – Escritores, comunidad y reconocimiento” (Universidad Pompeu Fabra) e “LIMCE – La inscripción de la memoria cultural en el espacio público” (Universidade de Santiago de Compostela).

O evento realizar-se-á em formato híbrido; a assistência é gratuita, mediante inscrição prévia.

O programa provisório pode ser consultado aqui.